sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PORQUE RECORDAR É VIVER: MARÍTIMO 0 – VASCO 1


Em cima (da esquerda p/ direita): Sequeira, José António, Toca, Rui Madeira (Cap.), Avelino, Belchior. Em baixo (da esquerda p/ direita): Vítor Madeira, Ratinho, Zeca Ribeiro, Barbosa, Ferro.

Segunda divisão B zona Sul - Época 1976-1977


Grande Equipa, Grandes Jogadores e Grande Época, num jogo disputado no estádio dos Barreiros no Funchal o Vasco ganha por um zero ao Marítimo que viria a ser Campeão nesse ano e subiria a 1.º Divisão.

Em baixo a melhor classificação de sempre do Vasco da Gama, 3.º Lugar a quatro pontos da subida para a 1.ª Divisão. Tendo ainda estado embora por breves momentos com um “pé” na 1.ª Divisão, uma vez que ao intervalo dos jogos da última jornada, encontrava-se a ganhar e as equipas da Quimigal e do Maritimo a perder, o que daria a subida directa ao Vasco, infelizmente a conjugação de resultados finais não foram esses e o Vasco perde assim a oportunidade de fazer história e entrar para o leque de equipas que já estiveram no escalão maior do futebol Português.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

EMPATE COM SABOR A DERROTA: PIAS 3 – VASCO 3


No primeiro jogo fora de portas o primeiro empate, depois de duas vitorias caseiras os Veteranos do Vasco cedem um empate perante a equipa dos Veteranos do Piense S.C.

Num jogo que começou da melhor forma para o Vasco que cedo chegou a vantagem no marcador, através do nosso goleador Vítor Canastra, na sequência de uma boa troca de bolas a meio campo, que acaba num cruzamento perfeito do “jovem” Caseiro para o Vítor finalizar da melhor forma.

O Vasco teve ainda mais uma ou duas oportunidades para fazer o marcador avançar a seu favor, contudo não conseguiu finalizar da melhor forma, chegando-se ao intervalo com o resultado de 0-1.

No reinício do jogo o Vasco outra vez com uma boa entrada em jogo, chega ao dois a zero, com um golo do Zé Oliveira a aproveitar uma bola vinda do poste, depois de um remate forte do Vítor. A equipa do Piense reagiu bem à desvantagem de dois golos e num rápido contra-ataque obtêm o seu primeiro golo.

O Vasco não abrandou o ritmo e chega ao terceiro golo, mais uma vez apontado pelo Vítor e parecia que o jogo estava acabado e o resultado feito (1-3), contudo o jogo só termina quando o árbitro apita para o final.

E a cinco minutos do fim do jogo e a ganhar por dois golos de vantagem, o Vasco relaxou em demasia e juntamente com excesso de confiança e algum menosprezo pelo valor do adversário, não soube gerir o resultado e deixou-se surpreender com dois golos obtidos no espaço de três minutos.

O resultado final premeia a equipa do Piense pela forma com que encarou a parte final do jogo, nunca baixando os braços e castiga os jogadores do Vasco da Gama pela atitude que tiveram nos últimos instantes do jogo.

Quanto à terceira parte (jantar), pode-se também dizer que houve um empate, com ambos os jogadores de uma e outra equipa convivendo, cantando e bebendo (excelente vinho o de Pias) da melhor forma. Uma convivência para manter-se por muitos e bons anos.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PIAS: O ALENTEJO PROFUNDO


À terceira jornada a primeira deslocação e logo à belíssima Vila de Pias, para jogar frente ao clube da terra o Piense Sporting Clube, o encontro terá lugar no próximo sábado dia 24/10/09, pelas 17.00h e será realizado no magnífico relvado do Parque Desportivo do Clube.

Trata-se da primeira vez que Os Veteranos do Vasco da Gama de Sines irão jogar com esta equipa e acreditamos que o desportivismo reinará e que o convívio com esta equipa será para manter por muitos e bons anos.

Lá vai Serpa, lá vai Moura e as Pias ficam no meio, em chegando à minha terra não há que haver receio.

Saudações Desportivas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PORQUE RECORDAR É VIVER: VASCO 1 – S.L.BENFICA 2


Em cima (da esquerda p/ direita): Sequeira, Gramito, Alberto Canastra, Belchior, Patan, Beto
Em baixo (da esquerda p/ direita): Zé Rocha, Roçadas, Alfredo, Réne, Almir.

Quem é que em Sines não se lembra deste dia! O nosso Vasco da Gama recebia o S.L. Benfica para os dezasseis avos da Taça de Portugal época 1980-1981, no Estádio Municipal de Sines, num campo à abarrotar de gente, a maior enchente de sempre deste estádio.

Com uma equipa recheada de excelentes jogadores, onde se destacava na defesa o capitão Belchior e um jovem chamado Patan, do qual se esperava grandes voos, no meio campo imperavam jogadores de luxo como: Zé Rocha, Réne, Almir (brasileiro) e Beto que jamais serão esquecidos pelo que deram a este clube e na frente uma dupla de fazer inveja a grandes equipas Alfredo e Roçadas.

Por outro lado o S.L. Benfica, com nomes como: Bento, Pietra, Humberto Coelho (cap.), António Bastos Lopes, Álvaro, Shéu, Carlos Manuel, João Alves, Chalana, Jorge Gomes e Nené,palavras para que! Vencedores da taça de Portugal nesse ano numa final frente ao F.C. Porto (3-1).

Um dia para recordar por muitos e bons anos, eu particularmente lembro-me deste dia estar excitadíssimo e extasiado com tudo isto que se passava a poucos metros da minha casa e quando o meu avô “Tio Emídio” me disse “queres ir ver a bola com o avô”, as minhas pernas tremeram como varinhas, tinha 7 anos e este dia irá perdurar na minha mente para sempre.

Onde estavas tu?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SOFRER PARA GANHAR: VASCO 3 - F.C.ERMIDENSE 1



Segundo jogo da época, segunda vitória dos Veteranos do Vasco da Gama de Sines, no passado sábado dia 10/10/2009, frente aos nossos amigos do F.C. Ermidense.

Uma boa entrada do Vasco com a criação de diversas jogadas de perigo e de iminente golo junto da baliza do adversário, contudo sem a respectiva concretização e como se costuma dizer, quem não marca sofre e foi contra a corrente do jogo e num contra-ataque rápido que o Ermidense, obteve o primeiro golo do jogo.

O Vasco não baixou os braços e correu atrás do prejuízo e foi com total mérito que conseguiu dar a volta ao resultado antes do intervalo, primeiro com o golo do empate obtido através de uma tabelinha do nosso ataque e com um remate certeiro de fora da área do Zé Manel e de seguida com mais um golo do Vítor Canastra, depois de um excelente cruzamento do Gonçalo Sequeira pela ala esquerda.

Na segunda parte a equipa visitante criou-nos bastantes dificuldades através de jogadas rápidas de contra-ataque e também devido a alguma desconcentração e desentendimentos entre os diversos sectores da nossa equipa, contudo nenhuma dessas jogadas deu em golo para o Ermidense.

O terceiro e último golo chegou por intermédio do estreante Nuno Serralha, culminado assim uma excelente exibição deste jogador e após uma jogada de insistência do mesmo.

Deixamos aqui uma palavra de apreço para a equipa do Ermidensense que se bateu com grande valia, dignificando ainda mais a vitória do Vasco, quanto à terceira parte (Jantar) um óptimo convívio entre os elementos de uma e outra equipa, ficando assim a certeza que é sempre um prazer conviver com os amigos do Ermindense.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

2.ª JORNADA


Caros Amigos, no próximo sábado dia 10/10/09, irá ter lugar nas Relvas Verdes (Santiago) pelas 16.00h, mais um jogo da época 2009/2010, com os nossos amigos do F.C. Ermidense, trata-se da segunda época consecutiva que iremos jogar com esta equipa e da qual temos tido excelente réplica nos confrontos disputados.

Desejamos que mais uma vez se verifique a elevada comparência de jogadores, para que possamos realizar um jogo condizente com o prestígio no nosso emblema e assim demonstrar todo o nosso potencial futebolístico.

Deixávamos, aqui também uma atenção particular para o Torneio Cidade de Portimão a realizar no dia 5 de Dezembro de 2009, que têm como equipas participantes o Casa Pia, Olhanense e o Vasco da Gama de Sines, para além da equipa anfitriã do Portimonense. Mais informações no site:
http://www.portimonensesc.pt/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=271