quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TORNEIO QUADRANGULAR “CIDADE DE PORTIMÃO” - VETERANOS

No dia 5 de Dezembro de 2009, realizar-se-á em Portimão mais uma edição do Torneio Quadrangular “Cidade de Portimão”, inserido nas comemorações do dia da Cidade de Portimão e que contará este ano com a presença das Equipas de Veteranos do: Portimonense; Casa Pia; Olhanense e Vasco da Gama de Sines.

É com enorme alegria e orgulho, que os Veteranos do Vasco da Gama aceitaram o convite feito pelos responsáveis do Portimonense, para estar presente nesta festa de antigos homens do futebol nacional.

Deixamos, desde já uma palavra de agradecimento ao nosso amigo “Patan”, que mercê da sua passagem por este prestigiado clube que é o Portimonense S.C. na época 1981-82, (ver foto em baixo) e graças à boa relação e amizade que criou no seio do clube e que permitiu que esta perdurasse por muitos e bons anos e fosse assim endereçado por parte do Portimonense o respectivo convite aos Veteranos do Vasco da Gama.

Plantel do Portimonense S.C. - Época 1981/82

Em baixo da esq./dir.: Valter, Patan, Norton Matos, Quaresma, Roçadas, Jaílson, Peter e Tião; No meio: Delgado, Coelho, Derinho, Manuel Oliveira (Treinador), Nunes, Manoel, Murça, Conhé e Prof. Elisío Gouveia (adjunto); Em cima: José Rafael, Paulo Rocha, Amílcar Fonseca, Rodrigues Dias, Hélder, Carlos Alberto e José Armando.

Todos os jogos serão realizados no renovado Estádio Major David Neto e terão a duração de 25 minutos cada parte e de acordo com o calendário em baixo apresentado:

Sábado, 05 de Dezembro de 2009:
13h00 – Portimonense S.C. x Vasco da Gama Sines
14h00 – S.C. Olhanense x Casa Pia Atlético Clube
15h00 - Jogo de Apuramento do 3.º e 4.º Lugar
16h00 - Final

Depois do jogo da final realizar-se-á um Jantar convívio que contará, entre outros, com a presença dos atletas de todas as equipas participantes neste torneio.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A PRIMEIRA DERROTA: MAFRA 5 – VASCO 4

Em cima (da Esq. p/ dir.): Moita, Vítor Canastra, Brás, Alberto Canastra, Nuno Serralha, Belchior, Fausto e Matilde. Em baixo (da Esq. p/ dir.): Vítor Madeira, Zé Oliveira, Edgar, Rui Franco, Ribeiro, Samuel, Carlinhos e Castanheira.


Algum dia tinha que acontecer, depois de uma excelente série de resultados neste início de época, entre os quais destacamos a vitória no torneio realizado nos Açores – Terceira, chegou a primeira derrota desta época da equipa dos Veteranos do Vasco da Gama de Sines.


Num jogo que sabíamos à partida que iria ser bastante complicado, uma vez que estávamos perante uma equipa muito bem organizada e com excelentes executantes, a tarefa que tínhamos pela frente começou logo a complicar-se dado não termos nenhum dos habituais guarda-redes disponíveis para este jogo, tendo assim que recorrer à boa vontade do nosso “velhote” Moita, para desenrascar-se como guarda-redes.


O jogo iniciou da pior maneira para o Vasco que cedo viu o C.D. Mafra chegar ao 1-0, através de uma jogada em que o nosso sector defensivo facilitou em demasia, contudo o Vasco recuperou o ânimo e numa boa triangulação atacante chegou ao empate, mais uma vez por intermédio do nosso goleador Vítor Canastra.


Numa altura de jogo em que o Vasco dominava, mas não marcava a equipa de Mafra através de dois lances de bola parada, em que toda a equipa do Vasco não fica novamente isenta de culpas, chega a uma vantagem de dois golos (3-1). As coisas pareciam começar a ficar complicadas para o Vasco, mas novamente chegamos ao 3-2 e quando parecia que iria acontecer o empate, novamente num erro defensivo, faz com que cheguemos ao intervalo com um resultado desfavorável de 4-2.


Para a segunda parte o Vasco promoveu algumas alterações no sector defensivo e com a inclusão do incomparável Vítor Madeira a liderar o sector defensivo, que desde já fica aqui uma palavra de apreço e de alegria por em boa hora ter regressado ao seio da nossa equipa, o Vasco realizou talvez uma das melhores segundas partes, exibindo um futebol rápido e bonito de pé para pé, trocando a bola pelos diversos sectores e foi com naturalidade que chegou ao 4-3.


O Vasco não abranda o ritmo e desperdiça diversas oportunidades de alcançar o empate, nesta altura já mais que merecido, contudo e novamente no único erro defensivo que tivemos na segunda parte o experiente jogador e ponta de lança do Mafra (Fanan), aumenta a vantagem do Mafra para 5-3.


Nunca baixando os braços o Vasco ainda obteve mais um golo, novamente por o Vítor Canastra, que alias marcou os quatro tentos do Vasco e já leva 12 golos apontados.


O resultado final de 5-4, recompensa a equipa do Mafra pela forma como soube aproveitar da melhor maneira os erros defensivos do Vasco e castiga em demasia a equipa do Vasco pelo futebol praticado em especial na segunda parte do encontro.


Quanto à terceira parte (jantar), o ambiente e a comida estavam espectaculares, algo que não nos surpreende uma vez que esta equipa do C.D. Mafra é um grupo que realmente sabe o significado e o valor da palavra Veteranos. Um convívio para manter-se por muitos e bons anos, conforme foi dito pelos responsáveis de ambas as equipas.






terça-feira, 17 de novembro de 2009

MAFRA: CIDADE REAL

Segunda deslocação dos Veteranos e desta vez à bela cidade de Mafra, para jogar frente aos Veteranos do Clube Desportivo de Mafra, o encontro terá lugar no próximo sábado dia 21/11/09, pelas 15.30h e será realizado no Estádio Dr. Mário Silveira (Igreja Nova).

Verdadeira Cidade Real, símbolo do poder absoluto de D. João V, o Palácio de Mafra integra um Paço, uma Basílica, um Convento com respectiva cerca e uma Tapada destinada ao recreio da Família Real, sem dúvida uma visita a não perder.

Sobre o jogo e a equipa dos Veteranos do Mafra, salientamos a forma como os Veteranos do Vasco têm sido sempre bem recebidos por este grupo e que trata-se de uma das melhores equipas de Veteranos com a qual temos o prazer de jogar.

Por último, esperamos que se verifique uma elevada comparência de jogadores por parte do Vasco da Gama, para que assim possamos fazer um bom jogo e trazer um resultado condigno com o valor desta equipa.

Saudações Desportivas.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PORQUE RECORDAR É VIVER: CAMPEÕES NACIONAIS TERCEIRA DIVISÃO ÉPOCA 1979/1980



ÉPOCA 1979/1980 TERCEIRA DIVISÃO NACIONAL Série F:


Apuramento do Campeão:

Sanjoanense. . .4 2 1 1 4-3 5
Mirandela. . . .4 1 2 1 5-3 4
Águeda . . . . .4 1 1 2 1-4 3

Vasco da Gama. .4 3 0 1 13-5 6
Lusitânia. . . .4 1 1 2 5-12 3
Cartaxo. . . . .4 1 1 2 7-8 3

Os resultados do torneio para o apuramento do campeão foram:

Cartaxo: 2 Lusitânia: 2
Cartaxo: 3 Vasco da Gama: 1
Lusitânia: 0 Vasco da Gama: 2
Lusitânia: 2 Cartaxo: 1
Vasco da Gama: 3 Cartaxo: 1
Vasco da Gama: 7
Lusitânia: 1

Final:

VASCO DA GAMA: 1 Sanjoanense: 0

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FAIR-PLAY E HAT-TRICK: VASCO 3 – PALMELENSE 2

A escolha destas duas palavras serve para resumir de forma clara e objectiva o que sucedeu e o que não sucedeu, neste encontro realizado entre duas equipas que se conhecem há tanto tempo e que deveriam ter mais consideração entre elas.

Fair-Play, foi palavra que andou areada deste jogo, lamentavelmente os jogadores de ambas as equipas não souberam aplicar este conceito. Fair-Play: palavra inglesa que significa "procedimento leal”, diz-se de uma pessoa que aceita lealmente as condições de um combate, que não procura iludir o seu adversário. Ora o que vimos este fim-de-semana, foi exactamente o oposto disto, bastantes guerrilhas entre jogadores e falta de respeito pelo adversário com algumas palavras e atitudes nada condizentes com o estatuto de Veteranos.

Hat-trick, três foram o número de golos que o nosso “matador” Vítor Canastra, fez em mais uma exibição de luxo e decisiva para o resultado final. Com oito golos apontados em quatro jogos realizados, uma media de 2 golos por jogo, ao nível dos melhores marcadores da primeira liga.

Quanto à terceira parte, excelente convívio entre as duas equipas, compensando assim o mau comportamento dos jogadores dentro das quatro linhas, pena não terem ficado mais jogadores do Palmelense para esta confraternização, mas como disse o seu responsável “somos poucos, mas bons”.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

MAIS UMA JORNADA EM CASA EMPRESTADA: VASCO - PALMELENSE

Mais uma jornada em que os Veteranos do Vasco da Gama de Sines têm que ir jogar no campo da Relvas Verdes (Santiago), pelo que se agradece desde já a boa vontade e simpatia com que as pessoas deste lugar têm recebido os Veteranos.

Infelizmente em Sines não existe, mais uma vez, nenhum espaço “disponível” para a prática de futebol por estes “velhos” homens do futebol Sineense, esperamos que a Cidade Desportiva seja uma realidade o mais breve possível e que os responsáveis deste Clube olhem de forma diferente para estas pessoas.

O encontro terá lugar no próximo sábado dia 07/11/09, nas Relvas Verdes (Santiago) pelas 15.30h, mais um jogo da época 2009/2010, com os nossos amigos do Palmelense, velhos conhecidos nestas andanças e equipa com a qual temos tido excelentes convívios.