terça-feira, 22 de dezembro de 2009

UM FELIZ NATAL E MUITAS PRENDINHAS NO SAPATINHO

Caros Amigos e Companheiros da Bola e com muita alegria que nos dirigimos a toda a comunidade desportiva para desejar um FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO, da parte dos Veteranos do Vasco da Gama de Sines.

Aproveitamos, ainda para fazer um curto balanço deste ano de 2009, que consideramos que foi bastante positivo e com a colaboração e ajuda de todos conseguimos atingir os objectivos propostos, correspondendo assim às expectativas por nós próprios criadas.

Gostaríamos de deixar um voto de esperança para que se encontre brevemente uma solução, para a conflituosa situação de utilização do relvado Municipal de Sines, para que “Todos” posam desfrutar da sua existência, uma vez que foi para isso que este espaço foi concebido.

Pretendemos que se continue a privilegiar a organização e a disciplina, acreditando em valores, que não passem apenas por a obtenção de vitórias dentro do campo, sendo que o mais importante nestas iniciativas é a convivência e o bem-estar entre todos.

Saudações desportivas


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MAIS UM EMPATE: COSTA DA CAPARICA 3 – VASCO 3

No último jogo do ano de 2009 os Veteranos do Vasco da Gama de Sines, foram à Costa da Caparica, empatar a três bolas com a equipa dos Veteranos do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica, o encontro realizou-se no velhinho Campo dos Pescadores (relvado sintético) e numa tarde bastante fria.

Numa primeira parte em que o Vasco entrou bem e cedo chegou à vantagem no marcador (0-1), através de um golo obtido pelo nosso lateral Edgar, na sequência de uma grande jogada individual e em que o domínio do jogo pertenceu por completo ao Vasco, contudo não se traduzindo mais uma vez em golos, vimos a equipa da Caparica chegar ao empate (1-1) ao acabar da primeira parte, através da marcação de uma grande penalidade a castigar falta sobre o avançado do Costa.

O resultado ao intervalo era lisonjeador para o Costa da Caparica e penalizava, mais uma vez a falta de concretização da equipa do Vasco.

Na segunda parte e já com algumas mexidas efectuadas ao intervalo, com a troca de jogadores a equipa do Vasco entrou um pouco desorientada e demorou algum tempo a acertar nas marcações e foi nesse período que sofreu dois golos, colocando assim o resultado em (3-1), favorável aos homens da Caparica.

O Vasco não baixou os braços e depois deste desnorteio inicial, partiu à busca do prejuízo e consegue ainda chegar ao empate a três bolas, primeiro por intermédio do Paulo Pronto (3-2) e depois com o golo do empate novamente conseguido pelo Brás (3-3), fixando assim o resultado final do encontro.

O resultado final acaba por ser justo, tendo em conta que a primeira parte foi de domínio absoluto do Vasco e também pela forma como encarou a parte final do jogo, nunca baixando os braços.

Quanto à terceira parte, excelente convívio entre ambas as equipas, alias como é costume sempre que nós encontramos com a equipa do Costa da Caparica, que quer dentro do campo quer fora, dignifica e fomenta da melhor maneira o significado e o valor da palavra Veteranos. Um convívio para manter-se por muitos e bons anos.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

COSTA DA CAPARICA: CONVENTO DOS CAPUCHOS

Último jogo antes do final do ano dos Veteranos do Vasco da Gama e desta vez à Costa da Caparica, para jogar frente aos Veteranos do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica, o encontro terá lugar no próximo sábado dia 19/12/2009, pelas 15:30h e será realizado no Campo dos Pescadores (relvado sintético).

Em cima a foto de um dos símbolos históricos da Caparica o Convento dos Capuchos, um dos mais belos e românticos monumentos do concelho de Almada. O complexo foi edificado no ano de 1558, por Lourenço Pires de Távora, 4° Senhor da Casa e Morgado da Caparica, apresenta uma construção modesta, mas de bastante elegância.

Muito abalado com a força destruidora do terramoto de 1 de Novembro de 1755, o convento ficou quase completamente destruído, restando somente a sua parte frontal. Ainda assim, é possível recordar o seu aspecto primitivo, sem dúvida um local a visitar.

Sobre a equipa dos Veteranos dos Pescadores, temos a dizer que tem sido um adversário exemplar e sem dúvida que trata-se de uma das melhores equipas de Veteranos com a qual temos o prazer de jogar.

Saudações Desportivas.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SEM PALAVRAS: VASCO 1 – REAL MASSAMÁ 3

Sem palavras, este era o estado e sentimento que imperava no balneário do Vasco aquando do final do jogo com os Veteranos do Real Massamá, realmente o futebol por vezes é caricato e injusto, isto se pode-se falar de injustiça no futebol!

Num jogo em que se fossemos ver às tão faladas estatísticas, o Vasco da Gama teria sem sobra de dúvidas mais ataques, mais remates à baliza, mais posse de bola, mais cantos, mais livres e o guarda-redes adversário um número elevadíssimo de defesas, algumas de enorme dimensão. Contudo e apesar de isto todo o que conta são os GOLOS e nesse aspecto o Vasco apenas fez um e o Real Massamá três e quanto a isto não á volta a dar, resta a consolação de uma grande exibição e o facto de termos efectuado um dos melhores jogos da época.

O Vasco iniciou bem o jogo, com o meio campo coeso e a trocar bem a bola e criando diversas ocasiões de golo para os nossos avançados marcarem, mas mais uma vez não conseguindo concretizar, quer por manifesta falta de pontaria quer por encontrar pela frente um guarda-redes inspirado e que tudo defendia.

Nesta altura o Real apenas atacava através de lançamentos para as costas da defesa do Vasco e numa dessas jogadas, o rápido avançado do Real supera o nosso sector defensivo e faz o primeiro golo do jogo (0-1), resultado com que se chega ao intervalo.

A segunda parte começa com a mesma toada, o Vasco a atacar e a jogar bem e o Real a tentar explorar o contra ataque para ampliar a vantagem, o que viria a conseguir através da obtenção de um golo (0-2) na sequência da marcação de um ponta pé de canto, em que a defesa do Vasco facilitou novamente.

Nunca desistindo de dar a volta ao resultado adverso, o Vasco não abranda o ritmo e esbanja diversas oportunidades de alcançar o golo, com bolas ao poste e defesas de todo o tipo por parte do guarda-redes do Real, finalmente e numa jogada rápida o Vasco consegue obter o golo mais que merecido (1-2), através de uma estreia no grupo de Veteranos o nosso amigo Paulo Pronto.

Todavia e quando parecia que o empate iria acontecer, dado o volume ofensivo do Vasco e o elevado número de oportunidades criadas, novamente num erro defensivo, mau atraso de bola para o guarda-redes colocando o ponta de lança isolado, o Real aumenta a vantagem para 1-3 e deita por terra qualquer esperança do Vasco em dar a volta ao resultado.

O resultado final de 1-3, recompensa a equipa do Massamá pela forma como soube aproveitar da melhor maneira os erros defensivos do Vasco e pune mais uma vez a equipa do Vasco pelos erros defensivos.

Como reflexão fica a seguinte teoria que muitos técnicos defendem, antes de saber atacar bem é preciso saber defender ainda melhor.

Quanto à terceira parte (jantar em Grândola, Restaurante o “Cruzamento”), o ambiente e a comida foram espectaculares e mais uma vez aproveitamos para agradecer a Autarquia de Grândola pela amabilidade e simpatia com que nos cedeu o relvado e as suas instalações.

Por último, fica aqui uma nota de ponderação para os dirigentes municipais de Sines, para verem como estas iniciativas por parte dos grupos de Veteranos servem para promover a cidade e o próprio comercio e restauração locais.

Saudações Desportivas.


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MAIS UMA JORNADA EM CASA EMPRESTADA: VASCO – REAL MASSAMÁ

Infelizmente e mais uma vez a equipa de futebol de Veteranos do Vasco da Gama de Sines, terá que se deslocar para fora do concelho de Sines, para poder receber nas devidas condições e num campo de jogos que seja condizente com o prestígio das duas equipas, os nossos amigos de Massamá.

Desta vez, a situação ainda se torna mais irrisória uma vez que os Seniores do Vasco da Gama, realizam o seu jogo fora de casa e não existe mais nenhum encontro agendado para esse fim-de-semana no relvado municipal de Sines, o que nós leva a supor que existe uma manifesta má vontade contra a equipa de Veteranos do Vasco da Gama, para não dizer outra coisa.

Assim, sendo teremos muita honra em receber os nossos amigos Veteranos do Real Sport Clube de Massamá, no Parque Desportivo de Grândola num campo dotado de uma excelente relva sintética e iluminação adequada à pratica da modalidade, pelo que se agradece desde já a naturalidade e simpatia com que os dirigentes da Autarquia de Grândola nos cederam este espaço.

O encontro terá lugar no próximo sábado dia 12/12/09, em Grândola pelas 17.00h, mais um jogo da época 2009/2010, com os nossos amigos do Real Sport Clube de Massamá, equipa com a qual não tivemos o privilégio de jogar o ano passado, devido ao calendário sobrelotado de ambas as equipas, mas com a qual temos mantido uma excelente relação ao longo destes anos.

Saudações Desportivas.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

VASCO FICA EM 3.º LUGAR: NA LOTARIA DAS GRANDES PENALIDADES

Em cima da esq./dir.: Xano Ortiz, Sequeira, Moita, Brás, Alberto Canastra, Vítor Madeira, Roçadas, Patan, Vítor Canastra, Matilde, Belchior e Nuno Serralha;
Em baixo da esq./dir.: Armando, Paulo Viegas, Samuel, Carlinhos, Caseiro, Ribeiro, Zé Oliveira, Edgar, Rui Franco, Joel e Fausto.

Com dois empates no tempo regulamentar os Veteranos do Vasco da Gama de Sines, ficaram em 3.º lugar, na 2.ª edição do “Torneio Cidade de Portimão”.

No primeiro jogo frente à equipa da casa o Portimonense S.C., o Vasco realizou uma excelente exibição, onde apenas faltaram os golos para premiar uma vitoria que se legitimava que fosse do Vasco, face ao maior número de ocasiões de golo criadas pelo ataque do Vasco, contudo tal não sucedeu e o resultado final foi um empate a zero.

Na decisão por grandes penalidades o Portimonense foi mais feliz (4-3 Gp) e obteve assim a passagem para a final.

Restou assim ao Vasco a disputa do 3.º e 4.º lugar, em que encontramos a equipa do Casa Pia Atlético Clube, uma equipa muito bem organizada e a relevar um grande entrosamento entre todos os seus sectores.

O Vasco entrou mal no jogo e sofreu o golo inaugural (0-1), quase no primeiro lance de ataque dos homens do Casa Pia. Respondendo, bem à desvantagem inicial o Vasco imprimiu um ritmo mais elevado ao seu jogo e através de uma jogada rápida de contra ataque chega ao empate (1-1) por intermédio do Paulo Viegas, com um remate colocado ao ângulo superior esquerdo da baliza do Casa Pia, sem hipóteses para o guarda-redes.

Na segunda parte do encontro o Vasco consegue dar a volta ao resultado, com um golo apontado pelo Brás (2-1), que ainda teve mais duas oportunidades claras para elevar o marcador a favor do Vasco e sentenciar assim o jogo.

Contudo e mais uma vez não fomos eficazes na finalização e quem não marca acaba por sofrer e foi isso exactamente que acabou por acontecer, numa jogada onde perdemos a bola de forma displicente na frente de ataque, o Casa Pia aproveitou para fazer o empate (2-2) e fixar assim o resultado final do jogo.

Na decisão por grandes penalidades desta vez fomos mais felizes (3-2 Gp) e obtivemos assim a vitória do jogo e consequente 3.º lugar do Torneio.

Quanto ao jantar de confraternização entre as equipas, o ambiente e a comida estiveram espectaculares é foi bonito de ver o reencontro de alguns dos grandes nomes do futebol nacional da década de 80. Salientamos ainda o apoio prestado pela Autarquia de Portimão ao grupo de Veteranos do Portimonense, quer na promoção do Torneio, bem como na concretização da sua realização, fazendo com que o mesmo fosse um beneficio para a promoção da Cidade de Portimão.

Para a história, ficam aqui os resultados finais dos encontros realizados:

13h00 – Portimonense S.C. x Vasco da Gama Sines: 0 -0 (4-3 Gp);
14h00 – S.C. Olhanense x Casa Pia Atlético Clube: 3-3 (4-2 Gp);
15h00 – Vasco da Gama Sines x Casa Pia Atlético Clube (Ap. 3.º e 4.º lugar): 2-2 (3-2 Gp);
16h00 - Portimonense S.C. x S.C. Olhanense. (Ap. 1.º e 2.º lugar): 2-0