segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SEM PALAVRAS: VASCO 1 – REAL MASSAMÁ 3

Sem palavras, este era o estado e sentimento que imperava no balneário do Vasco aquando do final do jogo com os Veteranos do Real Massamá, realmente o futebol por vezes é caricato e injusto, isto se pode-se falar de injustiça no futebol!

Num jogo em que se fossemos ver às tão faladas estatísticas, o Vasco da Gama teria sem sobra de dúvidas mais ataques, mais remates à baliza, mais posse de bola, mais cantos, mais livres e o guarda-redes adversário um número elevadíssimo de defesas, algumas de enorme dimensão. Contudo e apesar de isto todo o que conta são os GOLOS e nesse aspecto o Vasco apenas fez um e o Real Massamá três e quanto a isto não á volta a dar, resta a consolação de uma grande exibição e o facto de termos efectuado um dos melhores jogos da época.

O Vasco iniciou bem o jogo, com o meio campo coeso e a trocar bem a bola e criando diversas ocasiões de golo para os nossos avançados marcarem, mas mais uma vez não conseguindo concretizar, quer por manifesta falta de pontaria quer por encontrar pela frente um guarda-redes inspirado e que tudo defendia.

Nesta altura o Real apenas atacava através de lançamentos para as costas da defesa do Vasco e numa dessas jogadas, o rápido avançado do Real supera o nosso sector defensivo e faz o primeiro golo do jogo (0-1), resultado com que se chega ao intervalo.

A segunda parte começa com a mesma toada, o Vasco a atacar e a jogar bem e o Real a tentar explorar o contra ataque para ampliar a vantagem, o que viria a conseguir através da obtenção de um golo (0-2) na sequência da marcação de um ponta pé de canto, em que a defesa do Vasco facilitou novamente.

Nunca desistindo de dar a volta ao resultado adverso, o Vasco não abranda o ritmo e esbanja diversas oportunidades de alcançar o golo, com bolas ao poste e defesas de todo o tipo por parte do guarda-redes do Real, finalmente e numa jogada rápida o Vasco consegue obter o golo mais que merecido (1-2), através de uma estreia no grupo de Veteranos o nosso amigo Paulo Pronto.

Todavia e quando parecia que o empate iria acontecer, dado o volume ofensivo do Vasco e o elevado número de oportunidades criadas, novamente num erro defensivo, mau atraso de bola para o guarda-redes colocando o ponta de lança isolado, o Real aumenta a vantagem para 1-3 e deita por terra qualquer esperança do Vasco em dar a volta ao resultado.

O resultado final de 1-3, recompensa a equipa do Massamá pela forma como soube aproveitar da melhor maneira os erros defensivos do Vasco e pune mais uma vez a equipa do Vasco pelos erros defensivos.

Como reflexão fica a seguinte teoria que muitos técnicos defendem, antes de saber atacar bem é preciso saber defender ainda melhor.

Quanto à terceira parte (jantar em Grândola, Restaurante o “Cruzamento”), o ambiente e a comida foram espectaculares e mais uma vez aproveitamos para agradecer a Autarquia de Grândola pela amabilidade e simpatia com que nos cedeu o relvado e as suas instalações.

Por último, fica aqui uma nota de ponderação para os dirigentes municipais de Sines, para verem como estas iniciativas por parte dos grupos de Veteranos servem para promover a cidade e o próprio comercio e restauração locais.

Saudações Desportivas.